Perdas...

Quantos de nós já perdemos alguma coisa ou alguém?
Eu já perdi pessoas queridas, já perdi um filho que nem tive o prazer de carregar no colo, já perdi a mulher de maior significado para mim, a minha mãe, já perdi coisas também, mas elas se foram e eu talvez possa adquirir de novo. Já perdi tempo. E quanto tempo perdido.

Perdi tempo com pessoas que achei que eram importantes e descobri que para elas eu era descartável. 
Hoje eu até dou risada disso, porque valorizei quem simplesmente me tolerava. 
Mas como acontece com a vida, eu cresci. Melhor...estou crescendo.

Isso sem falar na perda do tempo no ponto de ônibus, nos consultórios médicos, naquela terrível fila do banco...ah, como não gostamos de perder nada. Isso sem falar das perdas que causaram dores ou prejuízos de fato e não essas últimas que mencionei. A dor da perda de um emprego para um pai de família,  uma empresa que faliu, uma casa na enchente ou incêndio, dores registradas carregadas de emoção do tipo:
- "Foi toda minha vida"! "Foi toda minha história em fotos, objetos...só ficou o vazio e a memória".

O SENHOR o deu, o SENHOR o levou! Louvado seja o Nome do SENHOR. 
Essa declaração foi feita pelo homem mais paciente que a história conta. Jó, aquele da Bíblia que perdeu tudo que possuía e os seus filhos. Isso sim é uma desgraça, mas ele faz essa declaração que é uma demonstração clara de que sabe quem é o Soberano das situações. Não vejo como conformismo, vejo como alguém que ao lidar com a perda, não perde a fé e a lucidez.

As nossas perdas tem a tendência de levar junto o pouco de quem somos; de alguns levam a alma e essas pessoas se recusam a continuar a vida. Talvez voce já tenha perdido muitas coisas nessa vida ou até pessoas que mesmo sem nunca mais vê-las, elas nunca se perdem em nossos corações e pensamentos.

Mas apesar das perdas, temos que continuar. E como devemos continuar, porque muitas vezes achamos que fomos os únicos que perdemos? Creio que não. Jó nos ensina a manter a fé apesar das perdas.
É a fé que nos dá a motivação para continuar, é o brio que nós dá a força para recomeçar, e o sentimento gerado em nós que não podemos parar, que a maré ruim vai passar e por isso precisamos continuar remando até chegar em terra bem firme. É essa valentia que está em cada um de nós chamada fé que nos faz recomeçar. Essa fé vem de onde? Vem de um Deus que ama o ser humano, alguns dizem que nem sabem de onde vem tanta força, mas ela veio, foi a parte do Soberano em nós se manisfestando para continuar.

Talvez voce diga agora: Eu não tenho essa fé, eu sim me conformei com as minhas perdas e não vou lutar.
Quero lhe dizer que voce pode agora como Jó acreditar que tudo está no controle de Deus e não foi Deus quem tirou nada de Jó. Através da vida desse homem nos deixou o exemplo que podemos vencer nossas perdas quando conseguimos vencer a nossa incredulidade.

Por que perdemos? Eu nem sempre tenho respostas. Por que não deu certo apesar de todo esforço? 
As vezes nem quero pensar. Porém, hoje apesar das perdas temos que continuar.
Quero te animar a continuar sabendo que voce ainda poderá perder algo ou alguém, mas não perca a sua fé de batalhar, de lutar. E não deixe que a perda seja maior que o seu olhar para imensidão dos céu, de onde vem sim o socorro para todos que buscam com sinceridade um milagre.

Não se perca na incredulidade, na indignação, nas dor, mas se encontre em uma vida de esperanças e de verdade. Deus está trabalhando a seu favor.

Só uma dica. Não perca mais tempo para dizer a alguém que o ama, para dar aquele abraço bem apertado cheio de sincera afeição, para estender a mão e dar o carinho. Não vamos perder tempo de fazer o que é certo pensando no que podemos obter daqui para frente já que o passado o tempo levou.

No Amor de Cristo.
Regina Campos, pastora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário