Palavras são sementes...

Gostaria de poder sempre ter uma palavra amiga que falasse aos corações de maneira a limpar, curar, restaura e transformar, mas a Palavra que faz isso já tem autor. E qualquer outra palavra dita pelo mais sábio dos homens será apenas o reflexo da Palavra já liberada por Aquele que usa o som da sua voz para criar, restaurar, transformar que dá ordem a ventos, montes, céus e tudo que há o ouve e obedece.

Uma palavra é como uma semente. Sendo semente boa, a árvore com os frutos serão bons. Porém, se a semente for má, a árvore com os seus frutos serão maus. Que tipo de plantação estamos fazendo na nossa vida? O que eu tenho dito? Não estou falando de falar mil vezes a mesma coisa e então ela vai acontecer, estou dizendo que linguagem estamos usando na nossa vida.

A linguagem da nossa vida diz o que há dentro do nosso coração. O nosso interior revela muitas coisas sobre nós. É estranho também que a mentira é uma semente de engano. Quem semeia engano geralmente se enganam e tentam enganar os outros, pois essas palavras até encontram espaço em algum lugar ou em alguém, mas elas nunca serão arvores frutíferas, nunca se assemelharão à verdade, pois são espinhos que quanto mais cresce mais pode machucar e ferir, por vezes, mortalmente.O que estamos falando? Qual é a linguagem que usamos diariamente? A nossa palavra tem influenciado positivamente ou negativamente as pessoas?

Tem pessoas que a sua palavra é tão ferina tudo que diz, é com o intuito que sangrar corações; outras baseando-se em ser sinceras esquecem que a  misericórdia e cordialidade também podem andar juntas com a sinceridade; outras não falam, gritam e suas palavras tem um som alto que é a reverberação de um silencioso vazio interior, de uma auto-estima rebaixada que pensa que pelo tom da voz se fará ouvir e ainda não aprendeu que gritos vazios, só levam a uma repulsa de todos ao redor, pois alguns confundem gritos com poder.   

Outras tem tanto a dizer mas não tem coragem de falar porque acham que serão ridicularizadas. As feridas não as deixam expressar, mas essas eu gostaria de ouvir. Tem aquelas que quando falam, a gente simplesmente se emudece, pois as suas palavras são carregadas de sabedoria e interrompe-las seria uma perda muito grande. São tantas maneiras de falar, de semear pelas palavras coisas boas ou ruins.

Que tipo de palavras estamos usando? Que semente estamos plantando? Qual a leitura que as pessoas fazem pelas palavras do nosso coração? Sempre digo que as pessoas ao abrirem a boca esquecem de quem está ouvindo, pois esta faz uma leitura, considera, analisa....
Eu gosto de ter cuidado com o que falo, sempre prezei por isso. Já falei demais e deixei de falar; já me omiti e exagerei; e errei, mas acho que isso é o que somos. O que quero é a experiência do profeta Isaías, que teve os seus lábios tocados pelas brasas do altar de Deus, vendo as suas palavras se transformarem em sementes proféticas.

Que as palavras que saírem dos nossos lábios sejam agradáveis ao Verbo que é Cristo, sejam sementes poderosas na vida de outras pessoas. Não estou dizendo de belas palavras mas sim de sinceras e verdadeiras, que devem causar um impacto proveitoso na vida das pessoas, mesmo que essas venham para exortar e confrontar, pois essas palavras também tem um papel importante em nossas vidas. 

E se num momento não tivermos a palavra certa, é melhor nos calarmos, como fez os amigos de Jó que ficaram sete dias ao seu lado sem falar. Infelizmente, ao abrirem a boca falaram tanto que não disseram nada. Como é precioso o silêncio em certas ocasiões. 

Quero aprender com o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Quando falar, que seja a hora certa, para com isso reproduzir nos meus relacionamentos algo do Senhor. E quem me ouve, ouça o doce som de vida. 

No Amor de Cristo.
Regina Campos, pastora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário