O que faremos se formos honrados?

Honra. Que palavra linda, quase idolatrada nos corações humanos. 

Todos queremos ser honrados e não vemos a hora que as pessoas enxerguem em nós o quanto somos bons, somos acima da média. Devemos sim sermos visto  e tratados com honra, com diferenciação em relação aos demais. 

Quem nunca quis ser tratado de maneira diferente, única, com honra, em lugar de destaque. Todos nós já pensamos nisso, porém se formos um dia honrados, seja em qual área for, o que faremos com a honra dada a nós? Como nos comportaremos? Mudaremos???

A Bíblia conta a história de um homem que viveu uma grande honra no seu tempo mas as atitudes dele no momento de honra muito me chama a atenção. Esse homem foi José, filho de Jacó, também conhecido como o Governador do Egito, ou simplesmente como José do Egito.

Quero dividir algumas pensamentos com você. O coração de José era um coração especial, precioso, guardado em uma fé adquirida do seu pai e reforçada em sua caminhada pessoal. José estava no lugar mais alto de autoridade e poder do Egito e acima dele somente o Faraó, entretanto, ele nunca se esqueceu quem ele era, de onde saiu e que ele era José filho de Jacó, servo do Deus Todo Poderoso.

A história conta que por causa de ser o queridinho do papai e de ter sonhos grandiosos, seus irmãos o odiavam e o venderam pra mercadores que o levaram ao Egito para ali ser escravo. Como escravo foi preso injustamente pela acusação mentirosa da mulher de  seu senhor. Mas ele tinha um dom dado por DEUS. O dom de interpretar sonhos. Foi esse dom que o capacitou de ser usado para interpretar os sonhos de Faraó e por causa disso se tornou o homem poderoso e honrado no Egito. 

Pelo seu poder foi capaz de salvar não só o Egito de uma grande fome mas também as nações vizinhas até mesmo a sua família. Seus irmãos vieram comprar comida do Egito. Ele os reconheceu, os irmãos porém nunca imaginaram que aquele homem de tanto poder poderia ser seu irmão José, a quem imaginavam seria agora um escravo qualquer.

José tinha o poder de mandar prender, escravizar e até matar os seus irmãos, porém, não pagou o mal com o mal, mas com toda honra decidiu servir a sua família que também foram os seus malfeitores. Ao ver os seus irmãos ele os testou com muita sabedoria para ver como estava a sua família e saber de seu pai. Até que um dia não suportou mais ser o governador em frente da sua família e revelou quem ele era - José, filho de Jacó, também governador do Egito, mas especialmente e sempre o FILHO DE JACÓ.

O José governador, o José cheio de honra nos ensina que quando formos honrados podemos: 

  1. Perdoar e tirar o ¨peso da culpa¨ dos corações que um dia nos feriram.
  2. Reconhecer que a nossa história de vida está nas mãos de Deus e a honra é para um fim proveitoso, ou seja, ajudar a quem realmente precisa.
  3. Promover a paz, ter a iniciativa da aproximação e nunca se vingar.
  4. Saber que a honra é dada a nós para servirmos pessoas, compartilharmos a abundancia do nosso pão, a proteção e o cuidado.

É assim que tem que ser. É de fato colocar a mesa e fartar-nos da vida com quem amamos e ajudar até mesmo quem um dia nos traiu. Honra só é benéfica se for para sermos servos e ajudadores.

Então o que faremos quando formos honrados?

Texto Bíblico Gênesis 45.

No Amor de Cristo.
Regina Campos. 
Pastora, serva.






Um comentário:

  1. Que palavra abençoada. Que Deus possa abençoar todos que estiverem lendo. Quando DEUS mudar nossa sorte, teremos que estar preparados para abençoar outros. Valeu.

    ResponderExcluir