Misericórdia ou Juízo?

¨A misericórdia triunfa sobre o juízo¨. 
Palavras de Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo.

Misericórdia é quando você merece ser punido por algo que fez e é perdoado. Na verdade merecíamos a punição mas, nós somos agraciados, perdoados e libertos. 

Uma das coisas que vejo faltar hoje em dia são pessoas com misericórdia das outras. Misericórdia em uma das suas definições é: Sentimento de piedade despertado pela infelicidade de outra pessoa. 

Parece brincadeira mas o contrario é tão visto hoje em dia. As pessoas já não estão nem ai pelos que os outros estão passando, ou sentindo, dizem que não é da nossa conta, não é problema nosso. A dor alheia já não causa nenhum sentimento na alma  anestesiada.

O coração tem endurecido ao ponto de vermos tais sentimentos e posições dentro dos lares. São filhos que não se comovem pela dor dos pais e pais que colocaram filhos no mundo sem pensar que precisam fazer parte do mundo deles. E esse sentimento corre solto em todas as áreas de relacionamentos interpessoais.

Por outro lado, julgar tem sido a bola da vez. Como nos é fácil falar dos outros, emitir a nossa opinião, avaliar e supor o que está acontecendo. Ah! Temos falado demais, feito de menos e jogando a vidas das pessoas na lama, sem dó.

Falamos que aquele pai de família é um vagabundo e não gosta de trabalhar. Mas não lhe proporcionamos absolutamente nada para tentar uma porta de emprego. Aquele rapaz vive nas drogas e a gente fala que foi ou é problema de criação...o filho dos outros sempre foram mal-criados...! E se isso acontecesse com um dos nossos filhos, a gente diria que é uma dor  no seio de nossa família. Para nós é dor, para os outros é mal-criação. Nossas definições são cruéis quando não é a nossa dor que está em jogo.

Quando julgamos, nos engamos em achar que nunca viveremos o que o outro está vivendo, chegando ao absurdo de dizer que por essa dor não passaremos. É, julgar parecer ser fácil, quando pensamos que somos isentos a certos tipos de desgraças e dores.

Mas na humanidade não ha isenção de dores. Na humanidade há sim escolhas que podemos fazer todos os dias. Podemos escolher sermos misericordiosos e não juízes. Não falo isso como a promoção a todo tipo de mau caratismo, mas a uma consciência de não julgamos sem saber exatamente o que está acontecendo e nem quando soubermos. Não temos esse direito. E se tivermos a oportunidade de estar perto de alguém cheio de dores e pecados, falaremos um pouco mais da misericórdia  e do grande amor de Cristo capaz de restaurar qualquer vida em qualquer lugar e situação.

Ser misericordioso é não sentenciar a vida de ninguém, mas é tratar com respeito suas dores, tendo uma palavra verdadeira de cura e restauração, veremos o triunfo da misericórdia com a piedade ser um sentimento real em nossos corações.

Feliz são os misericordiosos, pois obterão misericórdia! Se nos colocarmos no lugar dos outros, talvez compreenderemos melhor suas dores. E quando for nossa vez de precisar da misericórdia, quem sabe ela, a misericórdia, nos encontre.

No Amor de Cristo.
Regina Campos, pastora.

Um comentário:

  1. Fantástico!! Ainda nessa semana estive pensando muito sobre esse julgamento que fazemos das pessoas. Sentar-se num trono e apontar o dedo parece fácil ao homem, como se ele tivesse esse direito, como se ele fosse Deus e sondasse os corações. Como se ele fosse o certo, e as demais pessoas devessem ter os mesmos pensamentos que ele. Eita! Essa palavra confirma os caminhos de pensamentos pelos quais o Espírito Santo tem me guiado! Amei! bjão, linda! =)

    ResponderExcluir